UPE é destaque no Enade 2019

A Universidade de Pernambuco (UPE) obteve resultados de excelência no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2019 (Enade 2019). Dos 17 cursos avaliados, 12 conquistaram notas 4 ou 5, as mais bem elevadas do exame.O resultado foi divulgado na última terça-feira (20) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Na instituição participaram do exame alunos concluintes dos cursos de Educação Física (bacharelado), Enfermagem, as Engenharias Civil, de Computação, de Controle e Automação, Elétrica Eletrônica, Elétrica Eletrotécnica, Elétrica Telecomunicações, mecânica. Além de Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. 

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação da instituição, prof. Ernani Martins, é importante ressaltar que a nota da maioria dos cursos aumentou e outros se mantiveram no mesmo patamar. Como foi o caso das duas Engenharias, Eletrônica e Eletrotécnica, que em 2107 obtiveram a nota 3, a mesma da avaliação atual.

Outro ponto de destaque foi à nota obtida pelo curso de Medicina do campus Serra Talhada. “É a primeira vez que o curso é avaliado e já conquistou a nota 4”, vibra o Pró-Reitor. Já o curso de Medicina do campus Garanhuns aumentou a nota de 3 para 4. 

O curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), situada no campus Santo Amaro, no Recife, conquistou a nota máxima, 5, e com isso, obteve a 9ª maior nota no exame, na categoria dos cursos de medicina. “ Ou seja, todos os 3 cursos de medicina da UPE foram muito bem avaliados e isso é motivo de orgulho para todos nós”, disse.

“As turmas que fizeram a prova foram as 102 e 103. O desempenho deles significa o empenho de cada um e de todos os docentes, preceptores e técnicos administrativos, que com muita dedicação superam todos os dias dificuldades em todos os aspectos. Parabéns aos estudantes e à todo o corpo acadêmico da nossa faculdade”, disse a diretora da FCM, profª Dione Maciel.

A Universidade procura investir cada vez mais no interior do estado, consolidando assim, o seu processo de interiorização. Prova disso, foi a nota 5 alcançada pelo curso de Fisioterapia do campus Petrolina.

O ex-coordenador do curso, prof. Victor Ribeiro Neves, falou sobre a alegria dessa conquista. “Estamos muito orgulhosos do resultado. A coordenação trabalhou em parceria com os docentes, discentes, técnicos administrativos, equipe gestora e direção do campus Petrolina, Pró-Reitoria de Graduação e a Reitoria da UPE. Essa nota 5 é de todos. Ainda, de acordo com o resultado do Enade, somos o 2º melhor curso do estado e estamos entre os 10 melhores de todo o Nordeste, comemorou.

O professor ressaltou sobre o trabalho sólido e de excelência realizado por todos no curso e que tem gerado outros frutos. “Contamos agora com o Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Reabilitação e Desempenho Funcional, primeiro doutorado do estado e o do interior do norte e nordeste, e o primeiro programa de Programa de Residência em Fisioterapia Hospitalar no Sertão Pernambucano na Cidade de Petrolina”, concluiu.

O curso de Odontologia da unidade de Arcoverde foi avaliado pela primeira vez e atingiu a nota 4. O mesmo curso da unidade de Camaragibe, se manteve com a nota 4.

“Estamos no caminho certo. É muito gratificante ver os nossos cursos alcançando a nota máxima, até mesmo os mais novos. Todo o esforço da reitoria em investir na Universidade não foi em vão. Vamos continuar trabalhando para levar aos nossos alunos um ensino de qualidade”, afirma o reitor da UPE, professor Pedro Falcão.

 

Cursos avaliados                                                     

Arcoverde (4)                                                           

Odontologia

 

Camaragibe (4)                                                              

Odontologia 

 

Garanhuns(4)

Medicina                                                                    

 

Petrolina

Fisioterapia  (5)                                                              

Enfernmagem  (4)                                                          

Nutrição (4)                                                                  

 

Recife

Engenharia Elétrica (3)                                                 

Engenharia Elétrica (3)                                                 

Engenharia Elétrica (3)                                                

Engenharia da Computação (3)                                   

Engenharia de Controle e Automação (3)                     

Engenharia Mecânica (4)                                            

Enfermagem (4)                                                           

Engenharia Civil (4)                                                     

Medicina (5)                                                               

Educação Física (Bacharelado) (4)                                     

 

Serra Talhada (5)

Medicina