Canal da UPE no YouTube estreia série que aborda aulas online e direitos autorais

Com o retorno das atividades da Universidade de Pernambuco (UPE) em fevereiro pelo sistema híbrido, com parte das aulas presenciais e outra parte de forma remota, estudantes e professores devem estar preparados para mais um semestre letivo convivendo com a nova realidade imposta pela pandemia de Covid-19. Um dos desafios é utilizar as plataformas educacionais e tecnologias de comunicação com segurança, sem o risco de infringir direitos dos colegas e mestres com o uso indevido do conteúdo compartilhado na turma.

No canal da Universidade de Pernambuco no YouTube (para acessar, clique aqui), uma playlist de dez vídeos recém-lançados integra o projeto “Reingresso Seguro”, coordenado pela professora do curso de Direito da UPE, Amália Câmara. Também líder da Liga Pernambucana de Direito Digital, ela reuniu um grupo de mestrandos e graduados da UPE e outras instituições de ensino superior no estado (UFPE, Unicap e Uninassau) para gravação de orientações sobre propriedade intelectual, direito autoral, direito à imagem, compartilhamento de dados e direito ao acesso às informações.

Os vídeos têm, em média, duração de três minutos e abordam temas que são comuns nestes tempos de aulas remotas em regime de quarentena. A playlist destaca questões como os limites de uso de imagens e material captado da internet, o que fazer se o professor negar-se a gravar a aula síncrona, compartilhamento das aulas, uso de imagem do professor e dos alunos e como garantir que o conteúdo não seja depois utilizado fora da finalidade prevista, como por exemplo em outras aulas, palestras e seminários. 

O projeto “Conhecimento Solidário” é coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e disponibiliza, no canal da UPE no YouTube, produções audiovisuais com informações e orientações que podem contribuir com a superação da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em seus diferentes aspectos.

O primeiro semestre letivo de 2020 na Universidade de Pernambuco será retomado no dia 8 de fevereiro. As aulas referentes a 2020.1 seguirão até 22 de maio, totalizando 14 semanas de duração. O período correspondente a 2020.2 será de 14 de junho a 16 de setembro. Oficialmente, o primeiro semestre de 2021 começará no dia 13 de outubro.