UPE tem novo curso de doutorado aprovado pela Capes

A Universidade de Pernambuco (UPE) teve novo curso de pós-graduação Stricto Sensu (doutorado) aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se do Doutorado em Engenharia da Computação.

A UPE conta, a partir de agora, com seis cursos de doutorado no seu portfólio. O resultado da aprovação foi divulgada pela Capes, no último dia 08/10, após 26 anos da abertura do primeiro curso de doutorado acadêmico em Computação no Estado de Pernambuco.

O Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, reconhece a aprovação do novo doutorado como uma grande contribuição para o desenvolvimento da Educação Superior e para os estudos pós-graduados da nossa região. “A UPE está reafirmando o seu compromisso social com a qualificação das pessoas e da sociedade pernambucana em geral”, ressaltou.

Para o coordenador do curso, o professor da Escola Politécnica da UPE (Poli), Byron Leite, a aprovação é uma conquista de extrema relevância para a Poli/UPE, o braço da engenharia da Universidade, instituir seu primeiro doutorado, após mais de 100 anos de sua fundação.

“A oferta do curso de doutorado em Engenharia de Computação contribuirá ainda mais para formação de pesquisadores e profissionais de classe mundial para solucionar eficazmente grandes problemas da Sociedade da Inteligência, atuando desta forma como um importante agente de atração de investimentos de alto valor agregado para o Estado de Pernambuco”, destacou prof. Byron.  

A Pró-reitora de Pós-graduação, pesquisa e inovação (Propegi) da instituição, Profa. Tereza Cartaxo, destaca que estão sendo avaliadas, pela Capes, outras duas propostas de doutorado e três de mestrado.

Outras informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação podem ser obtidas no endereço eletrônico: ppgec.ecomp.poli.br.